Skip to content Skip to footer
sobre a davita equipa
Tire aqui as suas dúvidas

Perguntas Frequentes

A hemodiafiltração (HDF) é um processo alternativo de depuração do sangue que elimina toxinas urémicas de maior dimensão do que as que são eliminadas através da hemodiálise.

Com este processo, o sangue é bombeado através de um dialisador de alto fluxo, fazendo com que uma quantidade significativa de plasma urémico (um componente do sangue urémico que está a ser depurado) seja forçado a passar através da membrana, eliminando do sangue as toxinas grandes de difusão lenta. Tal como na hemodiálise, as diferenças na concentração entre a solução de diálise e o sangue também são utilizadas para filtrar as toxinas do sangue, mas na hemodiafiltração há uma infusão de fluido de substituição purificado ou estéril, que entra no sangue para substituir o fluxo de plasma urémico que foi forçado a passar através da membrana. A hemodiafiltração é utilizada em função da eliminação eficaz de pequenas e grandes moléculas.

A diálise peritoneal é uma técnica de diálise que consiste na utilização da membrana peritoneal como um filtro para limpar o sangue e remover a água corporal em excesso, tendo a particularidade de poder realizar-se em casa. Esta técnica pode realizar-se de forma contínua, isto é, durante a noite com uma duração de 8 a 12 horas, ou de forma intermitente, durante o dia, em que se repete o procedimento conhecido por troca, 3 a 5 vezes por dia.

O transplante renal pode ser uma opção de tratamento nos casos de insuficiência renal crónica. O transplante renal envolve a colocação de um novo rim no organismo, proveniente de um dador vivo ou falecido. É uma intervenção cirúrgica, efetuada sob anestesia geral. O equilíbrio entre os riscos e os benefícios varia consoante a idade e outros problemas de saúde do doente. Para muitos doentes que aguardam um transplante ou que não são elegíveis para esta intervenção, a diálise pode substituir a função renal de forma adequada.

Diálise em Férias é um plano possível. Contacte a secretaria do seu centro, assistente social ou enfermeiro-chefe que encaminharão o seu pedido para a clínica pretendida ou outro destino. Saiba mais em Diálise em Férias