Passar para o conteúdo principal

Jovens aprendem a prevenir doença renal

A DaVita Portugal realizou sessões de esclarecimento sobre hemodiálise, dia 28 de fevereiro, aos alunos do 10.º ano da área de Ciências e Tecnologias da Escola Básica de Gondomar. As ações foram ministradas pelos profissionais da Clínica DaVita Gondomar, que deram enfoque à prevenção da doença renal crónica.

 “Com a realização destas sessões de esclarecimento, tivemos como objetivos a promoção de hábitos de vida saudáveis e a compreensão da relação entre a doença renal crónica e os estilos de vida adotados”, afirma Abílio Silva, enfermeiro-chefe da Clínica DaVita Gondomar, acrescentando que este convite “reflete o trabalho que a DaVita tem realizado” no referido concelho, acerca da temática.

E continua: "Este tipo de sessões é de extrema importância na prevenção da doença renal crónica. Sendo a prevenção primária essencial para evitar a doença, os jovens têm um papel fundamental pois são quem, no futuro, vai promover e desenvolver hábitos de vida saudáveis. Com este tipo de formação pretendemos criar 'pequenos embaixadores', para que possamos também difundir os alicerces da prevenção da doença renal crónica no seu ambiente familiar."

A doença renal crónica caracteriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença. Para prevenir a doença renal crónica é necessário adotar estilos de vida saudáveis.

Cookie Settings