Skip to content Skip to footer

Escolhas alimentares inteligentes para eventos sociais

Por Maria Stasios, RD, LDN, CSR – Nutricionista da DaVita®

Aviso legal: Este artigo é meramente informativo e não substitui o aconselhamento ou diagnóstico médico.

Cada estação do ano traz diferentes eventos sociais. Prepare-se com antecedência para fazer boas escolhas alimentares quando segue uma dieta associada à doença renal.

1. Planeie com antecedência

Pergunte ao anfitrião qual será o menu, para que possa decidir previamente o que comer ou levar um prato preparado por si. Assim, sentirá que tem mais controlo sobre a situação e estará mais atento às suas necessidades nutricionais.

2. Evite alimentos salgados

Os alimentos com muito sal provocam sede, o que pode levá-lo a ingerir mais líquidos do que devia. Opte por alimentos com baixo teor de sódio. Por exemplo, frango grelhado ou hambúrgueres simples são melhores escolhas do que salsichas, cachorros-quentes ou fiambre. Antes de grelhar os hambúrgueres, peça que não adicionem sal. Também pode moderar o uso de molhos barbecue e molhos para saladas, que costumam ter muito sal, ou, melhor ainda, leve consigo opções sem sal.

3. Controle a ingestão de líquidos

Saiba qual é a quantidade de líquidos que pode consumir. Lembre-se de que alimentos como gelatina, saladas com molho e gelados contam como líquidos. Para aliviar a sede extra, experimente rebuçados ou pastilhas elásticas sem açúcar com sabor a menta para humedecer a boca e reduzir a vontade de beber.

4. Modere o consumo de álcool

Converse com o seu médico sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Se for autorizado, beba com moderação. Lembre-se de que o álcool também conta para o total de líquidos ingeridos. Evite bebidas com elevado teor de potássio e fósforo, como sumos de fruta, vinho e refrigerantes.

5. Limite o consumo de frutas e legumes ricos em potássio

Reveja  a lista de frutas e legumes permitidos na sua dieta ou peça uma nova lista ao nutricionista, se necessário. Mesmo as opções “permitidas” devem ser consumidas com atenção às porções. Lembre-se: frutas frescas são, regra geral, mais nutritivas, mas isso pode representar um problema para quem está em hemodiálise. 

6. Pratique a segurança alimentar

As doenças renais aumentam o risco de infeções alimentares. Mantenha os alimentos a temperaturas seguras, lave bem frutas e legumes, e cozinhe bem os alimentos.

7. Leve a medicação sempre! 

Independentemente dos eventos sociais, a toma de medicação tal como prescrita é muito importante para garantir que tudo corre bem. Se tiver dúvidas deve sempre falar com a equipa clínica. 

Ter um bom plano e manter uma atitude positiva em relação à alimentação dá-lhe liberdade para desfrutar de qualquer evento social sem preocupações. Informe-se sobre como cuidar de si ao longo de todo o ano.