Skip to content Skip to footer

Dicas de compras no supermercado para pessoas com doença renal crónica em hemodiálise

Por Marisol Avila, nutricionista da DaVita, RD, CDE

A nutrição é uma parte vital do tratamento para quem faz hemodiálise. Para as pessoas diagnosticadas com doença renal crónica (DRC), mas que ainda não estão em diálise, é recomendada uma dieta renal específica para ajudar a proteger a função dos rins. Se tem DRC, o que come não é apenas o combustível que mantém o seu corpo a funcionar, também faz parte da fórmula para se manter o mais saudável possível.

As pessoas em hemodiálise trabalham com um(a) nutricionista especializado(a) em doença renal, que avalia a condição clínica, elabora planos alimentares e fornece toda a informação necessária para fazer escolhas conscientes. Este acompanhamento é muito personalizado e vai de encontro às necessidades de cada doente e seus cuidadores formais ou informais. 

Abaixo, algumas dicas para fazer compras no supermercado quando se tem doença renal crónica e faz hemodiálise:

Antes de ir às compras

  • Prepare-se com antecedência e facilitará muito a sua ida ao supermercado.
  • Reveja o seu plano alimentar e siga-o. Fale com o(a) nutricionista sempre que tiver alguma dúvida.
  • Faça uma lista com todos os alimentos/produtos alimentares de que vai precisar. Verifique se tem os ingredientes, incluindo ervas e especiarias, para preparar as suas receitas. Siga essa lista no supermercado. O facto de um alimento estar em promoção ou parecer apetitoso não significa que seja uma boa escolha.
  • Coma antes de ir ao supermercado. Estudos comprovam que, quando as pessoas estão com fome, têm mais tendência a comprar alimentos menos saudáveis. Coma antes e será mais fácil evitar estas “compras por impulso”.

No supermercado

Ao fazer compras, tenha em conta as seguintes dicas para tirar o melhor partido da sua experiência:

  • Percorra o perímetro da loja. A maioria dos alimentos frescos encontra-se nas zonas exteriores. Os corredores centrais estão cheios de alimentos embalados e processados. Como deve saber, os alimentos embalados ou de conveniência têm, normalmente, mais sódio, mais aditivos alimentares e menos vitaminas/minerais. Alimentos ricos em sódio podem aumentar a sua pressão arterial e fazê-lo ingerir mais líquidos, o que, por sua vez, afeta o coração e os rins.
  • Leia os rótulos. O seu plano alimentar pode implicar a redução de certos nutrientes, como fósforo, potássio, sódio e cálcio. O sódio é mais fácil de encontrar na lista de ingredientes ou na tabela de “Informação Nutricional”. Já o fósforo, o potássio e o cálcio podem aparecer apenas como percentagem da “Ingestão Diária Recomendada” ou como “vitaminas e minerais adicionados”. O nutricionista pode ajudá-lo a identificar quais os alimentos com altos teores de fósforo, potássio, sódio e cálcio.
  • Evite alimentos processados. Isso ajudará a reduzir o consumo de sódio e fósforo. O fósforo é amplamente utilizado em carnes processadas, agentes levedantes ou como antiaglomerantes em algumas misturas de bebidas em pó. Fosfatos e polifosfatos também são usados como emulsionantes em alguns peixes e frangos congelados.